logo

A chave para o desenvolvimento da sua empresa.

O desafio do Home Office

image

O desafio do Home Office

Trabalhando na área da tecnologia da informação, não nos é incomum sermos apresentados constantemente à novos desafios. Porém, por já atuarmos em várias situações em projetos cujo o desenvolvimento se dá em parte ou totalmente de forma remota, os profissionais da área de tecnologia da informação podem ter uma vantagem competitiva no atual cenário de trabalho que a pandemia nos apresentou.

            Sabemos que é muito produtiva a troca de informações e o acesso à colegas de áreas distintas de conhecimento dentro de um ERP por exemplo, para sanar dúvidas, esclarecer funcionalidades e descobrirmos caminhos para nossas soluções em desenvolvimento. Porém o cenário mundial trouxe a necessidade ainda maior de trabalharmos remotamente em nossos projetos, fazendo com que o Home Office, que até então era uma opção para muitos, passasse a ser a condição única de execução das atividades laborais.

            No setor de tecnologia da informação focada nos ERPs, muitas indústrias que recebiam profissionais do segmento in loco como até mesmo exigência da execução do projeto, passaram a trabalhar com toda sua equipe administrativa no regime de Home Office, o que forçadamente impedia a execução das atividades in loco.

            Também as empresas de software e consultorias, visando diminuir a exposição ao risco de contato e contaminação de seus profissionais a Covid-19, também aumentaram um movimento já existente nestes segmentos, e os profissionais passaram a trabalhar de suas casas, atendendo suas atividades rotineiras normalmente, porém sem o deslocamento e a convivência presencial com os colegas e clientes.

            Claro que por sermos  oriundos do mundo da tecnologia, nossa capacidade adaptativa a este novo cenário também é facilitada: o conhecimento das ferramentas para reuniões, ferramentas para acesso remoto à área de trabalho dos computadores dos clientes e colegas de trabalho para interações hands on, o bom hábito de documentação adequada das atividades e apontamento das horas executadas, enfim, tudo já era parte de um cenário em partes conhecido.

            Então qual o grande desafio do segmento de tecnologia da informação neste período de atividades Home Office? Manter o foco.

            Quando você executa algumas atividades eventualmente em Home Office, seja pelo horário, seja por uma necessidade pessoal (receber uma equipe de profissionais para executarem determinada atividade em sua residência, por exemplo), trata-se de algo esporádico e facilmente contornável. Agora com as crianças em casa, a falta de um espaço adequado para execução das atividades (escritório próprio e isolado na residência), a facilidade de distração com uma televisão ligada ou uma conversa interessante próxima a você.

            Então pesquisando e conversando com profissionais de nosso segmento, separamos alguma dicas valiosas para nos mantermos produtivos e focados, ainda sem perder a capacidade de nos conectarmos aos outros, mesmo que online:

 

 

1 – Estabeleça uma jornada de trabalho adequada à atividade que executa:

            Parece brincadeira, mas não é. Definir início, meio e fim das atividades em Home Office podem ser um desafio, pois você pode ter que atender seus filhos, preparar sua própria refeição, fazer compras. O importante é seguir os prazos dos projetos em questão e adaptar sua agenda à isso. Se você precisa desempenhar 8 horas diárias para desenvolver uma entrega específica, faça isso, ainda que em momentos distintos do dia e que necessite utilizar parte da noite para tanto. Lembre, o cliente sempre tem expectativa alta quanto ao prazo, e cliente satisfeito é trabalho que retorna.

 

2 – Leve tudo o que necessita para casa

            Você necessita de alguns documentos físicos (arquivos impressos, contas à lançar, etc) ou equipamentos específicos que estão no escritório da empresa? Faça uma lista e leve tudo de uma vez para sua residência, caso contrário a interrupção e a necessidade de ir e vir constantes diminuem a produtividade.

 

3 – Vista-se adequadamente

            Você estará em casa, mas não necessita estar de pijama. Tampouco de terno e gravata, ou salto alto. Porém uma roupa que te permita lembrar que está em atividade para a empresa ou para o cliente. Para quem faz muitas vídeo conferências com clientes ou colegas, cabe lembrar que a barba aparada, o cabelo penteado e um ambiente minimamente adequado ao fundo contribuem para a seriedade que algumas calls necessitam. Você não quer passar a impressão de que acabou de acordar e entrar na conferência, quer?

 

4 – Tenha um local adequado, ou crie este ambiente.

            Um local bem iluminado, preferencialmente bem arejado e possivelmente longe dos barulhos externos (playground do edifício, janela virada para rua movimentada, etc). Este é o cenário ideal. Se possível, recrie o ambiente da mesa do seu escritório com fotos da família, sua caneca de estimação, enfim, tudo que lembre que ali é seu local de trabalho enquanto estiver trabalhando de casa. E principalmente delimite este território, deixe claro aos demais que do horário X ao Y ali é ambiente de trabalho e que não deve ser interrompido.

 

5 – Capriche na internet e garanta o backup

            Normalmente temos uma internet adequada para o uso doméstico, como os jogos para as crianças, as séries e filmes, e a navegação diversa. Porém com a necessidade de uma internet de alta performance para atividades por vezes diretamente na base do cliente, com trocas de grandes arquivos, reuniões online com clientes, o dinheiro economizado com transporte e outras questões que o home office trás, deve ser reinvestido em uma internet de alta performance. Também vale a ressalva de um espaço em nuvem para um bom e seguro backup, pois como o servidor da empresa pode não estar disponível e você não pode parar esperando solução para eventuais quedas, ter um backup em nuvem próprio pode te trazer a segurança e velocidade necessária.

6 – Alimente-se e hidrate-se adequadamente.

            Apesar de estarmos em casa, no trabalho temos o bom hábito de levarmos nossas garrafas de água e estarmos constantemente nos hidratando. Este hábito é por vezes esquecido na residência, e deve ser mantido. Afinal nossa maior ferramenta de trabalho, o corpo, necessita estar hidratado para um perfeito funcionamento. Também é importante não omitir nenhuma refeição, tampouco o intervalo dos lanches para quem os faz rotineiramente. Manter os hábitos do escritório da empresa no escritório de casa é fundamental para sentir-se efetivamente 'no trabalho'. Logo os hábitos e horários de alimentação também devem ser respeitados.

7 – Evite interferências.

            Na atual pandemia, esta é a parte mais complexa. Se você tem filhos, ainda mais. Porém algumas estratégias e o auxílio de parentes com quem as crianças tenham convívio sem maiores riscos de contágio podem auxiliar. Manter-se focado é fundamental. Quando isso não é possível, o desempenho cai e você trabalhará mais horas para alcançar um mesmo objetivo. Então programação de agenda e auxilio externo nas tarefas do lar são fundamentais.

 

            Por fim, o que importa é que consigamos, cada qual a sua forma, mantermos nosso foco nas atividades laborais que são executadas em casa neste período, e que possamos ainda conseguir lidar com todas as 'novidades' deste novo modelo de trabalho.

            Algumas grandes e pequenas empresas já adotam este modelo com sucesso, baseadas em entregas programadas e agendas claras e objetivas, trazendo além de um maior engajamento do profissional, uma economia significativa em aluguéis e custos operacionais e administrativos.

            Novos tempos requerem novas atitudes e a adaptabilidade dos profissionais é essencial. Que este período nos traga também um aprendizado sobre um novo modelo possível de trabalho para os que ainda não estão adaptados. Que todos consigamos superar esta difícil fase saudáveis e com nossos empregos garantidos.